Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 49 Construção de conteúdos da componente tecnológica dos cursos profissionais: a voz dos alunos Ângela Fernandes e Helena Liberato Resumo Considerando as especificidades do ensino profissional e da sua componente de formação tecnológica, o que aqui se tenta demonstrar é a abordagem adotada, no Projeto #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@), para a criação de recursos educativos digitais (RED) exclusivamente dedicados a esta componente formativa. Numa clara tentativa de estreitar laços com a comunidade educativa, a equipa do #EEC@ contactou escolas públicas e privadas a nível nacional que soubesse terem perfil e disponibilidade para, com o auxílio de professores e alunos, criar de raiz conteúdos-chave para os estudantes desta oferta formativa. Palavras-chave: Componente tecnológica | Cursos profissionais | RED | UFCD | Vídeo. Cursos Profissionais: enquadramento Os Cursos Profissionais (CP) são uma opção de percurso no ensino secundário. A sua frequência permite aos alunos a obtenção de dupla certificação, que acrescenta à aquisição de competências sociais e científicas, competências profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional. Como mencionado na Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto, “(…) estes cursos conferem um nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e correspondente nível do Quadro Europeu de Qualificações. (…)”. Este é um percurso que permite a obtenção do certificado de nível secundário, enriquecido por competências técnicas que habilitam estes alunos para a inserção no mercado de trabalho, finda a escolaridade obrigatória, não impedindo, contudo, o prosseguimento de estudos do nível V ao nível VIII (Quadro Europeu de Qualificações). Esta opção de aprendizagem permite a formação de jovens profissionais para diversas áreas de educação e formação, tais como indústria e tecnologia, hotelaria, serviços, comércio, transportes, agricultura, ambiente, entre outros. Estes cursos, com duração de três anos, podem ser ministrados em agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública; escolas profissionais, públicas ou privadas; e estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Atualmente, em Portugal, esta oferta
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==