Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 47 Além destas dificuldades, os professores sentem que têm falta de tempo para explorar e conhecer melhor os RED disponíveis. Apontam que isto é devido à sobrecarga de trabalho na escola. Considerações Finais Com o objetivo de dar resposta à questão inicial, tiraram-se as seguintes conclusões. O objetivo com o que os professores usam a plataforma vai ao encontro das finalidades com que foi criada a plataforma: recuperar aprendizagens, apoiar os alunos com mais dificuldades e desenvolver a autonomia nos alunos. Todos os encarregados de educação recorrem a atividades e exercícios da plataforma para ajudar a reforçar as aprendizagens e garantir que os seus educandos estão a consolidar os conhecimentos. Para promover o uso da plataforma #EEC@, os professores integram o uso desta nas suas planificações, exploram a plataforma em sala de aula e sugerem atividades e/ou exercícios desta como TPC. Os encarregados de educação exploram e reforçam, com os seus educandos, as aprendizagens realizadas por estes e divulgam a plataforma, bem como as potencialidades dos seus recursos, junto de outros encarregados de educação. A plataforma contribui para o trabalho autónomo, pois todos os alunos inquiridos afirmam usá-la não só em sala de aula, mas também como TPC ou em casa, por iniciativa própria com amigos e/ou familiares. No que se refere aos benefícios e dificuldades do uso da plataforma, apresentam-se os pontos que se destacaram. Os maiores benefícios, apontados por todos os inquiridos, são: a fácil utilização, a diversidade de RED do 1.º ciclo disponíveis na plataforma e a natureza dos RED devido à ludicidade, gamificação e feedback imediato. Quanto às dificuldades na utilização de RED disponíveis na plataforma, são apontadas a falta de meios tecnológicos e a dificuldade em procurar RED na plataforma (seja devido à localização do motor de busca, ou ao facto de os recursos do 1.º ciclo não estarem organizados por anos de escolaridade). Foi possível ainda registar outras considerações finais que, embora não estando especificamente ligadas com a questão inicial, são pertinentes no sentido de melhoria dos RED da plataforma.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==