Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 46 Tendo em conta as respostas dos doze alunos à pergunta “Qual(ais) considera ser(em) a(s) dificuldade(s) da plataforma / obstáculo(s) em relação à sua utilização?”, apresenta-se o gráfico 8: Gráfico 8 – Doze alunos inquiridos “Qual(ais) considera ser(em) a(s) dificuldade(s) da plataforma #EEC@ / obstáculo(s) em relação à sua utilização?” A principal dificuldade que foi apontada pelos vinte e dois inquiridos, gráficos 7 e 8, prende-se com a dificuldade de pesquisar e encontrar RED que pretendem (isto relaciona-se com a organização de conteúdos na plataforma e o facto de o ícone da pesquisa não estar no topo). Também são apontadas outras dificuldades que, a seguir, se apresentam. ▪ Falta de acesso à internet e equipamentos eletrónicos: tanto alunos como adultos inquiridos afirmam que falha a internet na escola e que só têm um computador por sala. ▪ Falta de habilidades tecnológicas: todos os inquiridos salientam que alguns alunos apresentam ainda habilidades limitadas ao navegar na internet ou ao usar dispositivos digitais. ▪ Falta de orientação e suporte para o desenvolvimento da autonomia em casa: a falta de apoio / orientação por parte de um adulto pode dificultar o uso da plataforma de forma eficaz por parte do aluno. Alguns encarregados de educação trabalham até tarde ou por turnos e não lhes conseguem prestar o apoio desejado.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==