Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 42 Pôde percecionar-se que os alunos, em geral, gostaram dos recursos explorados na aula pela atenção e participação no decorrer da mesma, bem como pelos comentários: “Isto é mesmo giro!” “Uau! Também quero desenhar assim.” “Podemos ver isso em casa?” “Quero mais!” Na escola TEIP, que envolveu a turma do 3.º ano, foi possível registar que alguns alunos não estão familiarizados com o uso do computador. Porém, os seus comentários também revelaram uma boa adesão às atividades propostas: “Professora, quando voltas? Quero mais destas aulas.” “Gostei muito destas atividades porque gosto de vídeos e jogos.” “Eu já fui à página e já fiz muito jogos com a minha irmã!” Inquérito por questionário Através da análise dos questionários aplicados a 12 alunos do 3.º ano, foi possível percecionar a visão do aluno relativamente à utilização dos RED disponíveis na plataforma. Em resposta à pergunta “Com que frequência usas a plataforma #EEA@?”, dez dos doze alunos afirmaram que usam a plataforma semanalmente e dois afirmaram que a usam mensalmente. É de salientar que nenhum dos alunos disse utilizar a plataforma diariamente ou esporadicamente. À pergunta “De que modo usas a plataforma #EEC@?”, todos os alunos inquiridos afirmaram que realizamos RED da plataforma como TPC e em contexto de sala de aula (grupo-turma). Dez dos inquiridos afirmaram realizar RED da plataforma em casa, por iniciativa própria com amigos e/ou familiares (gráfico 4). Gráfico 4 – “De que modo usas a plataforma #EEC@?”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==