Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 41 “Considero os recursos da página muito úteis.” “No caso da minha filha, ela mostra-se muito interessada, tanto no que ouve ou lê, como na realização das tarefas. Já sabe ir à página sozinha.” “É uma excelente ferramenta de aprendizagem.” “Sem dúvida, uma mais-valia.” “Foi a mãe de uma amiguinha do meu filho que me falou da página. Eu não conhecia.” Tendo em conta estes e outros comentários, pode-se concluir que, para promover o uso da plataforma #EEC@, os encarregados de educação têm adotado diferentes estratégias que a seguir se apresentam. 1) Praticar as aprendizagens: ao recorrerem aos RED da plataforma para ajudar a reforçar as aprendizagens e garantir que os seus educandos estão a consolidar os conhecimentos, os encarregados de educação estão a incentivar o seu uso, autónomo ou acompanhado, por parte dos seus educandos. 2) divulgar a página junto de outros encarregados de educação: ao divulgarem a página e as potencialidades destes RED a outros encarregados de educação e a outros alunos, estão a incentivar o seu uso por estes. Visão do aluno Para conhecer a visão dos alunos foram realizadas observações de campo e inquérito por questionário. As observações de campo foram possíveis em duas escolas: numa delas, a duas turmas de pré-escolar e a uma turma de 1.º ano de escolaridade, e noutra escola a uma turma do 3.º ano. Na escola que envolveu as turmas do pré-escolar e do 1.º ano, os RED explorados foram “Aprender com arte: Frida Kahlo” e “Retrato através das formas”. Na aplicação do último recurso, destaca-se a participação do docente de Artes Visuais da equipa #EEC@ (Imagem 1). Imagem 1 – Apresentação do RED “Retrato a partir das formas”, de Educação Artística, por parte de um elemento da equipa #EEC@

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==