Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 40 Tendo em conta estes resultados, é possível concluir que os encarregados de educação consideram que a plataforma é uma mais-valia para a recuperação das aprendizagens. Este facto vai ao encontro do objetivo para o qual foi criada a plataforma (incluída no Plano de Recuperação de Aprendizagens 21|23). De que forma o adulto promove a utilização da plataforma Com o objetivo de saber de que forma o adulto promove a utilização da plataforma, foi possível recolher dados através de observações de campo em duas escolas e entrevistas aos encarregados de educação. Das observações de campo, destacam-se as seguintes informações: 1) depois da aplicação de um recurso, o professor deu aos alunos uma folha com QR Code para estes explorarem em casa, com os encarregados de educação, e que correspondiam ao RED aplicado em sala de aula e a outros dois recursos relacionados com o tema; 2) os professores refletiram entre eles sobre os benefícios da página; 3) tanto professores como alunos comentaram com o observador que gostaram dos RED aplicados e afirmaram querer utilizar mais recursos, partilhando-os com outros colegas e com os encarregados de educação. A partir da análise destes comentários e a destas observações, é possível afirmar que, para promover o uso da plataforma #EEC@, os professores têm adotado as estratégias que se seguem. 1) Orientar os alunos: os professores, em sala de aula, mostram aos alunos como se entra na plataforma e demonstram como se faz uma pesquisa para encontrar os recursos pretendidos, como interagir com os recursos e como realizar algumas das atividades ou exercícios. 2) Integrar a plataforma no plano de aula: os professores, ao incluírem o uso da plataforma na sala de aula, mostram os conteúdos educativos digitais e estabelecem relação entre estes e a matéria lecionada. Desta forma, estão a incentivar o seu uso fora da sala de aula. 3) Sugerir RED como TPC: os professores, ao sugerirem atividades e/ou exercícios da plataforma como TPC, estão não só a incentivar o uso da plataforma por parte dos alunos, como também por parte dos encarregados de educação. Tendo em conta as entrevistas realizadas aos encarregados de educação, salientam-se comentários como:

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