Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 38 dos cinco inquiridos e só um afirma utilizar recursos de Educação Artística. É de salientar que muitos dos recursos trabalham os conteúdos de forma interdisciplinar. Em relação à pergunta “Com que objetivo(s) usa a plataforma #EEC@?”, verifica-se que o total dos inquiridos utiliza os RED disponíveis na plataforma para rever/ consolidar e complementar a lecionação dos conteúdos. Três dos inquiridos responderam que usam a plataforma para introduzir conteúdos novos, atribuir como TPC e fazer diferenciação pedagógica (gráfico 1). Gráfico 1 – “Com que objetivo(s) usa a plataforma #EEC@?” Tendo em conta estes resultados, podemos concluir que o objetivo com o que os professores usam a plataforma corresponde à finalidade com que a plataforma foi criada: recuperar aprendizagens, apoiar os alunos com mais dificuldades e desenvolver a autonomia nos alunos. Neste ponto foram analisados os cometários de 5 entrevistas a encarregados de educação A amostra referente aos encarregados de educação abrange todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo, sendo que a amostra do 3.º ano corresponde a dois encarregados de educação. Em resposta à pergunta “Com que frequência usa a plataforma #EEC@ em casa?”, três inquiridos, os encarregados de educação dos 3.º e 4.º anos, utilizam semanalmente e dois inquiridos, relativos aos 1.º e ao 2.º ano, responderam que usam a plataforma mensalmente. Podemos verificar que os alunos mais velhos utilizam a plataforma com mais frequência do que os mais novos, isto pode dever-se ao facto de serem alunos mais autónomos. 0 1 2 3 4 5 6 Para introduzir conteúdos novos. Para complementar a lecionação de… Para consolidar/rever conteúdos. Para avaliar. Emdinâmicas de trabalho empequeno… Para recuperar aprendizagens. Para atribuir com T.P.C. Para fazer diferenciação pedagógica. No desenvolvimento de projetos/DAC. Para atribuir tarefas ao aluno no âmbito… No trabalho a desenvolver em… Outra(s) Nº de respostas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==