Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 37 No que respeita à turma do 3.º ano, os RED aplicados foram de Matemática, “Frações unitárias” (revisão de conteúdo) e “Comparação de frações” (introdução de conteúdo), de Português, “Determinantes possessivos” (revisão de conteúdo) e “Determinantes demonstrativos” (introdução de conteúdo), e de Estudo do Meio, “O relevo de Portugal” (revisão de conteúdo) e “Formas de relevo” (introdução de conteúdo). A modalidade de trabalho adotada na exploração dos RED escolhidos, em todas as aulas observadas, foi em grupo-turma. Salienta-se também que, para além da exploração em sala de aula, foi realizada a divulgação no sentido de dar a possibilidade de utilização dos RED disponíveis em contexto familiar. Análise de dados Procede-se a uma análise dos dados para perceber como o adulto usa a plataforma #EEC@ e como promove o uso da mesma. Também é fundamental perceber a visão do aluno e ainda os benefícios e dificuldades na utilização da plataforma. De que forma o adulto utiliza a plataforma para facilitar as aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo Com o objetivo de saber de que forma o adulto utiliza a plataforma para facilitar as aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo, foi possível recolher dados através de questionário a professores e entrevistas a encarregados de educação. Neste ponto foram analisados os questionários a 5 professores Os anos de escolaridade que lecionam estes 5 professores inquiridos correspondem, um, ao primeiro ano, dois, ao segundo ano e dois, ao terceiro ano. Apenas o quarto ano não tem representação nesta amostra de professores. Em resposta à pergunta “Com que frequência usa a plataforma #EEC@em sala de aula?”, três professores afirmam usar mensalmente e dois professores semanalmente. É de salientar que, no contexto de sala de aula, os professores não optam pelo uso diário da plataforma. À pergunta “Em que disciplina(s) usa a plataforma #EEC@?”, todos os inquiridos responderam que usam RED referentes à disciplina de Estudo do Meio. Três inquiridos utilizam os RED disponíveis nas disciplinas de Matemática e Português. Os RED da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foram usados por dois
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==