Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 36 promove o uso da plataforma #EEC@ enquanto facilitador das aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo?”. Além disso, foram analisados os benefícios e as dificuldades da utilização da plataforma por parte dos utilizadores. Os objetivos deste trabalho são: ▪ melhorar os conteúdos educativos digitais oferecidos pela plataforma #EEC@; ▪ dar a conhecer os benefícios da utilização da plataforma no contexto do 1.º ciclo; ▪ facilitar o papel orientador do adulto que acompanha os alunos do 1.º ciclo; ▪ promover o uso dos RED disponíveis, tanto no contexto escolar como familiar; ▪ conhecer com que objetivos e como são usados os RED. Quanto à de recolha de dados, foram utilizadas entrevistas e observações de campo, inquérito por questionário a alunos e professores. Metodologia Para chegar a respostas para a pergunta formulada inicialmente, procede-se à descrição tanto da amostra como das técnicas de recolha de dados. Foi aplicado um inquérito por questionário a cinco professores e 12 alunos e realizadas entrevistas a cinco encarregados de educação. No total, foram recolhidos dados de oito escolas integradas na Área Metropolitana de Lisboa, sendo que, em duas delas foram recolhidos dados através de quatro observações de campo. Uma escola está inserida em Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e, numa das observações de campo, foi possível recolher dados através de gravação de ecrã. A pesquisa desenvolveu-se em três eixos: identificação do objetivo com que o adulto usa a plataforma #EEC@, forma como promove o uso desta e benefícios e dificuldades na utilização da mesma. O calendário da aplicação de RED no grupo amostra, assim como a recolha de dados para este estudo, refere-se ao ano letivo 2022|2023. A escolha dos RED, explorados para este estudo, teve por base as planificações e as necessidades dos alunos, previamente identificadas pelos professores titulares, em parceria com um elemento da equipa do #EEC@. Os RED aplicados em duas turmas do pré-escolar e numa turma de 1.º ano foram de Português / Matemática / Educação Artística: “Aprender com arte: Frida Kahlo” e “Retrato através das formas”.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==