Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 35 Apoio ao estudo no 1.º ciclo com recursos educativos digitais da plataforma #EEC@ Joana Gonçalves Resumo O objetivo deste artigo consiste em perceber e refletir sobre a forma como os Recursos Educativos Digitais (RED) da plataforma #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@) estão a ser explorados no 1.º ciclo do ensino básico, por parte dos alunos e dos adultos que facilitam a sua aprendizagem. Para tanto, pretende-se responder à questão “De que forma o adulto usa e promove o uso da plataforma #EEC@ enquanto facilitador das aprendizagens para os alunos do 1.º ciclo?” Como objetivo de responder à questão principal, foram utilizadas tanto técnicas qualitativas de recolha de dados (entrevistas e observações de campo), como quantitativas (inquérito por questionário a alunos e professores). Com os dados recolhidos percebeu-se que, tanto professores como encarregados de educação, consideram que a plataforma #EEC@ é benéfica para apoiar os alunos do 1.º ciclo. Também apoia os adultos que acompanham estes alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os professores usam a plataforma, integrando-a nas suas planificações, e promovem o uso da mesma quando exploram a plataforma em sala e aula, sugerindo atividades e/ou exercícios desta como trabalho para casa (TPC). Os encarregados de educação exploram a plataforma #EEC@, pois consideram que esta reforça as aprendizagens realizadas pelos seus educandos, e reconhecem o potencial dos RED da plataforma, já que afirmam partilhar os mesmos com outros encarregados de educação. Palavras-chave: 1.º ciclo | Educação | #EstudoEmCasa Apoia | Recursos Educativos Digitais (RED). Introdução Pretende-se perceber e refletir sobre a forma como os RED da plataforma #EEC@ estão a ser explorados pelos adultos (professores e encarregados de educação) que acompanham os alunos do 1.º ciclo. Tendo em conta que os alunos do 1.º ciclo não são, na sua maioria, autónomos na utilização do computador e no acesso à internet, pretende-se responder à questão “De que forma o adulto usa e

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==