Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 30 - “Recorro a exemplos que os alunos viram nos webinários, por exemplo nos instrumentos de avaliação. Têm a grande vantagem de servirem de gatilhos, ativando a memória dos alunos em situações de aplicação de conhecimentos e de avaliação.” - “A exploração do webinário pode ser aliada à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, promovendo um debate, ou uma apresentação oral, em torno da sustentabilidade do planeta, sobretudo no que respeita a proteção e conservação dos oceanos. Parabéns pela iniciativa!” A análise das entrevistas permitiu retirar duas ilações. A primeira é a de que os professores valorizam os webinários/recursos educativos pelo papel pedagógico que têm na consciencialização dos alunos para questões da literacia do Oceano. Por outro lado, do ponto de vista didático, reconhecem a importância dos webinários como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os professores podem usá-los em sala de aula, podendo gerir o modo como este recurso é usado: para motivação, para reflexão conjunta, para desencadear uma investigação, entre outros. Podem também ser explorados de forma autónoma pelos alunos. Os professores salientam ainda o contributo que teve a participação dos alunos moderadores e respetivas turmas na sua motivação e autoestima. Considerações Finais Os webinários realizados no âmbito do Projeto “Em Defesa do Oceano” criaram oportunidades para que especialistas em diversas áreas pudessem partilhar conhecimentos e experiências com professores e alunos, não só contribuindo para novas aprendizagens, como também desempenhando um importante papel na sensibilização para as problemáticas que afetam o Oceano e na motivação para alterar comportamentos em prol da sua proteção. A promoção da literacia do Oceano tem impacto relevante na motivação dos alunos para a necessidade individual e coletiva de valorizar, respeitar e preservar o Oceano, numa perspetiva atual e futura. Os webinários constituem ferramentas educativas versáteis que podem ser exploradas de várias formas e em diferentes contextos por professores e alunos. Os professores podem usá-los em sala de aula, para envolver e motivar, para reflexão conjunta, para desencadear uma investigação, para um trabalho de projeto, entre outros. Podem também ser explorados de forma autónoma pelos alunos.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==