Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 29 Oceano, é mais relevante o contributo dos webinários para sensibilizar os alunos a valorizarem o Oceano e a assumirem comportamentos ou a agirem com o intuito de o preservar. E é também interessante verificar que os alunos não falam apenas na primeira pessoa, mas que assumem esta missão como um projeto coletivo: “Devemos todos preservar o Oceano.” Perceção dos professores Realizou-se uma entrevista a três professores, dois que lecionam em agrupamentos de escolas da região de Lisboa e outro que leciona num agrupamento da região norte. As questões focaram-se em dois aspetos: na experiência de ter colaborado na dinamização de um webinário e nas potencialidades dos webinários como recursos educativos digitais na plataforma #EEC@. Transcrevem-se alguns excertos das entrevistas aos docentes: - “A participação dos alunos como moderadores num webinário deu-lhes responsabilidade e importância e foi um fator de motivação e uma forma de os valorizar. Permitiu aos alunos desenvolverem competências de comunicação e lidarem com situações de exposição.” - “Foi uma experiência muito boa. Os alunos mostraram-se, logo desde início, entusiasmados em participar numa transmissão ao vivo para muitas escolas de todo o país. Atribuímos diferentes papéis a todos os alunos o que fez com que a turma se responsabilizasse pela boa consecução da gravação. Relativamente aos alunos que apresentaram, tiveram uma responsabilidade acrescida, pelo facto de estarem na primeira linha. Foi muito importante a participação não só destes alunos, mas também da turma, sobretudo no que respeita a autoestima e a autoconfiança, que é algo que promovemos, para que cada aluno consiga atingir o seu sucesso.” - “Uma das grandes vantagens da disponibilização dos webinários na plataforma é que podem ser visualizados pelos alunos, em casa, ao seu ritmo.” - “Os webinários são recursos preciosos para o trabalho do professor em aula. Por exemplo, pode usar os excertos que lhe interessa, tendo em conta os conteúdos que está a trabalhar. Para os processos de investigação também são importantes, porque estão focados num tema e têm uma linguagem adequada ao público-alvo. Permitem enriquecer a planificação, cativam e prendem a atenção dos alunos.” - “A participação e a reflexão que os webinários conferem trazem muito riqueza e vivacidade à aula.” - “Os webinários despertam a curiosidade dos alunos, como se pode confirmar pelo facto de, no final da aula, haver sempre um conjunto de alunos que vem fazer questões sobre o webinário e falar de algo que os entusiasmou.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==