Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 28 - “Proteger o mar é essencial.” Os alunos mostraram-se sensibilizados para a necessidade individual e coletiva de valorizar, respeitar e preservar o Oceano, numa perspetiva atual e futura. De realçar a primeira resposta que vai ao encontro de uma das definições de literacia do Oceano: “a compreensão da influência do Oceano em nós e da nossa influência no Oceano”. No questionário direcionado aos alunos do Ensino Secundário, colocou-se a seguinte questão de resposta aberta: “De que modo os webinários contribuíram para te sensibilizar para as problemáticas que afetam o Oceano?” Algumas das respostas foram: - “Mostrou-nos mais sobre os problemas do oceano e como podemos contribuir” - “Permitiram a partilha de informação para solucionar os problemas relacionados com a poluição e a degradação do oceano.” - “Percebi que existem muitos mais problemas no Oceano do que eu pensava.” - “Foi possível compreender melhor as temáticas da proteção e sustentabilidade do oceano.” - “Conhecer o impacto no Oceano de vários setores e ficar mais consciente sobre as nossas ações.” - “Sensibiliza-nos para problemas que são os problemas atuais da nossa sociedade, alguns que nem sabíamos que existiam.” - “Esta sensibilização é muito importante, principalmente nas escolas, porque nós somos jovens e vamos ter a oportunidade de mudar a mentalidade das pessoas e contribuir para resolver os problemas.” - “É importante falarmos sobre isto nas escolas porque nós é que vamos ser os próximos adultos. Por exemplo, eu não sabia sobre os métodos de pesca mais ou menos sustentáveis e a importância de escolher o peixe que vou comprar.” - “Trouxe-me mais consciência porque alguns dos assuntos que foram falados eu não sabia que existiam e ajudou-me a perceber quão grave é a situação.” - “Eu fiquei a ter mais noção dos problemas e penso agora que temos todos de fazer algo, senão não haverá futuro.” - “Permitiram uma maior consciencialização para os problemas que afetam o Oceano. No dia a dia não paramos para pensar sobre eles e acabamos por ter atitudes que têm impactos negativos na vida marinha.” Com estas declarações, os estudantes revelaram que os webinários lhes deram informações que desconheciam sobre o Oceano e sobre as suas problemáticas. No entanto, da perspetiva da literacia do

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==