Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 258 currículo é gerar oportunidades para chegar a mais alunos e apoiar o trabalho dos professores na monitorização das aprendizagens dos seus alunos. ▪ A oferta de conteúdos de Português Língua Não Materna (PLNM), com recurso a diferentes suportes, áudio e imagem, é a resposta ao crescente número de alunos estrangeiros nas escolas. Face a este desafio cada vez maior, apresentamos aqui um conjunto de recursos que é uma resposta facilitadora de uma maior autonomia no processo de aprendizagem de PLNM, mas constituem também uma oportunidade para ajudar os encarregados de educação e restantes comunidades migratórias a aprender português. A inclusão desta oferta em qualquer instituição pública, privada e social pode apoiar o acolhimento e integração das comunidades estrangeiras. ▪ A valorização do Ensino profissional com o alargamento da produção de conteúdos para a componente tecnológica dos cursos profissionais. Trata-se de alargar o alcance da voz dos alunos na construção destes recursos e a oportunidade de envolver o tecido empresarial da nossa sociedade, num trabalho de cada vez maior proximidade entre contexto formativo e contexto de trabalho. Aprendizagem e Formação Estes recursos educativos digitais podem ser utilizados em contextos de formação contínua e formação inicial, potenciando a sua integração na prática letiva, mas também como apoio ao trabalho autónomo do aluno, no reforço e/ou na recuperação de aprendizagens. Assim, consideramos enriquecedor potenciar as seguintes oportunidades: ▪ Na formação contínua de professores, organizar áreas de intervenção, nomeadamente fomentando o trabalho de projeto nas escolas. As propostas organizadas em cada ciclo formativo e produzidas pelos formandos ficam disponíveis para todas as escolas, aumentando a partilha de experiências e conteúdos disponíveis. ▪ Na formação inicial de professores, a utilização destes recursos pode ser um ponto de partida no trabalho dos futuros professores, procurando contribuir para novas abordagens ao processo de ensino aprendizagem, com a construção de novos recursos que, partindo das aprendizagens essenciais e em ligação com outras áreas do conhecimento, potenciam uma formação alinhada com os desafios atuais e a diversidade de contextos de aprendizagem.

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