Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 257 HORIZONTES Neste percurso com mais de 1000 dias de desafios e aprendizagem, alcançámos metas significativas e delineámos opções estratégicas que nos permitem, agora, definir horizontes para estes recursos educativos digitais da plataforma #EstudoEmCasa Apoia. O caminho tem sido feito com uma alargada rede de parceiros que permite construir um conjunto diferenciador de recursos educativos digitais, plurais e inclusivos, do 1.º ao 12.º ano, dos ensinos básico e secundário, incluindo as áreas formativas da componente tecnológica, Português Língua Não Materna, Língua Gestual Portuguesa e utilização da codificação ColorADD. Os produtos gerados ao longo do projeto estão disponíveis para toda a comunidade educativa, de forma livre e gratuita, possibilitando uma gestão flexível e autónoma da aprendizagem. Com os exemplos partilhados ao longo deste ebook, assentes nos pilares estratégicos da aprendizagem autónoma, da abordagem em microaprendizagem e da comunicação e linguagem para o aluno e com o aluno, podemos hoje almejar possíveis horizontes de contextos para a utilização destes conteúdos e que podem potenciar a aprendizagem: no ensino, na formação e na sociedade. Aprendizagem e Ensino Nos contextos de aprendizagem e ensino destacamos as seguintes oportunidades: ▪ A organização de conteúdos em Domínios de Autonomia Curricular, capitalizando as diferentes áreas do currículo na construção de conhecimento, sempre associado à sua aplicabilidade em contextos da vida dos alunos e comunidades escolares, diferencia a oferta de conteúdos. De igual modo, é uma forma de ajudar o trabalho dos professores com propostas concretas que podem traduzir-se numa resposta adequada ao contexto escolar e para chegar a TODOS os alunos, traduzindo-se em aprendizagens com significado. ▪ A valorização da autonomia do aluno na gestão da sua aprendizagem, potenciada pela abordagem em microaprendizagem, permite apoiar os alunos nas suas aprendizagens, estejam eles em regime presencial ou em regime não presencial, como por exemplo, os alunos que são atletas de alto rendimento, que estão inscritos na modalidade de ensino à distância, em ensino doméstico, ou que se encontram em contexto hospitalar. ▪ A organização de temáticas em cursos online com sequências de aprendizagem é uma resposta à crescente solicitação das escolas. Alargar a oferta de cursos online às várias disciplinas do

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==