Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 25 - “Foi de grande valor a possibilidade de ter acesso aos recursos disponibilizados na plataforma do EstudoEmCasa Apoia que são os webinários porque serviram como base para a pesquisa e para a investigação que os alunos realizaram fora da sala de aula, de uma forma autónoma. Criou neles autonomia, suscitou a curiosidade, forneceu-lhes informação e a vontade de pesquisar mais para construírem os argumentos para poderem depois realizar o role play com uma boa bagagem de informação. Isto foi absolutamente fundamental.” - “No início tive alguma relutância porque havia pouco tempo para desenvolver o projeto, o que poderia ser um risco. Os webinários aí foram fantásticos porque os ajudaram a realizar a pesquisa.” Os excertos evidenciaram que os webinários apresentam uma panóplia de mais-valias no processo de ensino-aprendizagem. De facto, estas sessões não só revelam o seu grande potencial de motivar os alunos e de despertarem a sua curiosidade sobre os temas tratados, como põe à disposição dos professores e estudantes um grande manancial de informação e servem de base para as suas investigações futuras. Torna-se claro que estes recursos educativos foram um suporte fundamental para a concretização da atividade de role play. Contributo dos webinários para a promoção da literacia do Oceano Na segunda fase, a decorrer no ano letivo de 2022|23, recolheu-se dados para conhecer a perceção dos alunos e dos professores sobre a participação nos webinários e a sua contribuição para a promoção da literacia do Oceano, envolvendo três agrupamentos de escolas: um da região de Lisboa, um da região Norte e um outro da região Sul. Nesta segunda fase, foi possível obter dados de 84 inquéritos por questionário a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, de 47 questionários a alunos do 1.º ciclo e ainda dados de entrevistas semiestruturadas realizadas a três professores. Perceção dos alunos Alunos dos vários ciclos, que participaram nos webinários, foram inquiridos através de um questionário comquestões de resposta fechada e uma questão de resposta aberta. O gráfico 2 apresenta os resultados do questionário aplicado ao 1.º ciclo, no qual os alunos podiam responder “sim” ou “não” às questões de resposta fechada. No caso do questionário direcionado aos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, os
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==