Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 232 Considerações Finais A observação da aplicação dos Recursos Educativos Digitais em contexto de sala de aula permitiu constatar como os alunos utilizavam os recursos publicados na plataforma, a mais-valia da sua utilização para a aprendizagem do alemão, assim como identificar as barreiras existentes que devem ser reduzidas ou até eliminadas. Conclui-se através da observação, do diálogo com os alunos e a professora que os acompanha, que a opinião é unânime, no que diz respeito à plataforma ser uma mais-valia na aprendizagem do alemão, visto permitir a revisão dos conteúdos didáticos lecionados, promover a recuperação das aprendizagens e fomentar a motivação para a aprendizagem do alemão através da diversificação dos recursos existentes na plataforma e por estes fazerem uso da gamificação. A grande barreira prende-se com as condições tecnológicas e a qualidade da internet. Assim sendo, foi possível chegar às seguintes conclusões: ✓ A utilização da plataforma #EstudoEmCasa Apoia é útil para a aprendizagem do alemão. ✓ Ela promove a autonomia dos alunos na aprendizagem do alemão. ✓ Contribui para a sua motivação na execução das atividades diversificadas, devido à gamificação das mesmas. ✓ Promove a recuperação das aprendizagens, visto permitir a revisão dos conteúdos lecionados. ✓ Promove o trabalho colaborativo e cooperativo em contexto de sala de aula. ✓ A plataforma vai ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos. ✓ Necessita de boas condições tecnológicas. ✓ A internet tem de funcionar. ✓ Os alunos necessitam de alguma capacitação digital para utilizar a plataforma. Este estudo cumpriu então os objetivos propostos, pois elencou as potencialidades e as barreiras na aprendizagem do alemão com a plataforma #EstudoEmCasa Apoia.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==