Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 231 a conseguir fazer e, depois, não haveria tempo para a testagem da aplicação dos recursos em contexto de sala de aula. Neste sentido, podemos concluir que a principal barreira para aprender alemão com a plataforma #EstudoEmCasa Apoia baseia-se nas condições tecnológicas existentes na escola e/ou em casa. Outra barreira é também a autodisciplina do aluno para o seu estudo autónomo. No entanto, a autodisciplina e a autonomia na realização dos recursos publicados na plataforma podem ser treinadas e promovidas durante as aulas com atividades que promovam exatamente essa autonomia e essa autodisciplina por parte dos alunos. Este facto comprovou-se durante a aplicação dos recursos em contexto de sala de aula, pois numa primeira abordagem à aplicação dos recursos em contexto de sala de aula, os alunos demonstraram uma certa dificuldade em aceder à plataforma e perceber a dinâmica dos recursos propostos. No entanto, após uma breve explicação, dando um exemplo concreto de como aceder à plataforma, como fazer o registo, se assim o desejassem, e como trabalhar com os recursos, os alunos começaram a realizar as atividades de forma autónoma e esse constrangimento inicial foi-se diluindo nas restantes sessões, de forma que os alunos se tornaram cada vez mais autónomos na navegação e na realização das atividades propostas ou por eles selecionadas. Houve também alguns constrangimentos na realização dos recursos didáticos, devido à instabilidade e velocidade de internet nos dias da aplicação dos recursos, em contexto de sala de aula, e ao material informático existente na sala, levando à intervenção dos alunos dos cursos profissionais de Informática para repor a internet nos computadores, o áudio ou simplesmente para trocar o equipamento existente. Isto fez com que se registassem alguns atrasos na realização das atividades e nem todos os alunos começassem ao mesmo tempo. Contudo, estes constrangimentos não são originados pela utilização da plataforma, mas sim pelas condições tecnológicas existentes nas escolas. Não conseguiram trabalhar, na maior parte das vezes, de forma individual, pois nem todos os alunos levavam o equipamento digital, sendo necessário recorrer ao trabalho de pares ou em grupo. Contudo, essa estratégia, às vezes, até se tornou uma mais-valia, pois fomentou o trabalho colaborativo e cooperativo entre os alunos, levando-os a executar as atividades propostas com mais motivação e autoconfiança nos seus conhecimentos da língua alemã.

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