Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 230 Gráfico 2 - Barreiras da Plataforma Como vemos no gráfico 2, a grande barreira na utilização da plataforma para a aprendizagem do alemão mencionada pelos professores inquiridos foram as condições tecnológicas existentes na escola (65,2%). Como se trata de recursos digitais, as condições tecnológicas, nomeadamente a velocidade e a estabilidade da internet, são determinantes para o sucesso na execução dos mesmos. Outras barreiras mencionadas pelos inquiridos foram a navegação na plataforma (26,10%), o grau de dificuldade dos recursos (21,70%) e ainda a capacitação digital dos alunos (13%). Neste sentido, podemos concluir que o principal obstáculo na aprendizagem do alemão com a plataforma #EstudoEmCasa Apoia são as condições tecnológicas e também a capacitação digital dos alunos. Factos que também foram comprovados durante a observação da aplicação dos recursos em contexto de sala de aula. Registos de observação Foram registadas as observações que a seguir se expõem. ✓ Instabilidade e limite de velocidade da internet. ✓ Nem todos os alunos levaram o equipamento digital necessário para realizar os recursos em contexto de sala de aula. ✓ Os alunos demoraram muito tempo a encontrar o recurso, pois perdiam-se um pouco na navegação na plataforma e foi necessária uma certa orientação no início por parte das docentes. ✓ Outra barreira observada foi a inscrição na plataforma por parte dos alunos, de forma que se pediu para fazerem as respetivas inscrições em casa, pois nem todos o estavam 65,20% 13% 26,10% 21,70% CONDIÇÕES TECNOLÓGICAS … CAPACITAÇÃO DIGITAL DOS … NAVEGAÇÃONA PLATAFORMA GRAU DE DIFICULDADEDOS … Barreiras da Plataforma Percentagem
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==