Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 23 No conjunto de doze webinários, realizados entre janeiro de 2022 e março de 2023, contabilizaram-se cerca de 4 750 inscrições. Salienta-se que uma inscrição corresponde muitas vezes a vários participantes, uma vez que uma turma assiste em aula com o professor. Implementação do estudo e análise de dados Este estudo de caso desenvolveu-se em duas fases. No ano letivo 2021|22 pretendeu-se conhecer o contributo dos webinários para o desenvolvimento da atividade de role play. No ano letivo 2022|23 pretendeu-se averiguar o contributo dos webinários para a promoção da literacia do Oceano. Contributo dos webinários para o desenvolvimento da atividade de role play Na primeira fase deste estudo, que decorreu durante o ano letivo 2021|22, procedeu-se à recolha de dados com o objetivo de conhecer a perceção dos alunos e dos professores relativamente à importância dos webinários como recursos educativos digitais de apoio ao desenvolvimento da atividade de role play. Participaram dois agrupamentos de escolas, um da região de Lisboa e outro da região Norte, sendo inquiridos dois professores, através de uma entrevista semiestruturada, e trinta alunos através de um questionário. Perceção dos alunos Através da resposta a um questionário, os alunos avaliaram a importância dos webinários/recursos educativos disponibilizados na plataforma #EEC@ na preparação e realização do role play, de acordo com uma escala de 1 (nada importante) a 5 (extremamente importante), relativamente a vários itens. Os resultados encontram-se no gráfico 1.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==