Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 229 necessidades dos alunos. Para além disso, contribui para a promoção da autoestima e do autoconceito do aluno na aprendizagem do alemão, pois ele não temde se expor imediatamente em frente aos colegas e pode treinar os exercícios as vezes que forem necessárias, para ganhar confiança a aplicar os conhecimentos adquiridos na aprendizagem do alemão. Os alunos mostram-se mais motivados na realização das atividades, pois estão mais envolvidos no seu processo de ensino-aprendizagemda língua alemã, perguntando se podem realizar mais atividades desse género e até demonstraram interesse em criarem os seus próprios recursos. Tanto que, no ano letivo transato, houve dois grupos de alunos que gravaram um podcast sobre o tema da amizade para publicar na plataforma, alegando “Assim é mais fácil e divertido aprender a falar alemão.” Os recursos realizados pelos alunos são: Podcast: Freundschaft e Podcast: Meine Freunde. O facto de serem recursos interativos promove também a aprendizagem do alemão. Constatou-se um elevado grau de motivação, assim como um trabalho cooperativo e colaborativo entre os alunos, pois sempre que um colega demonstrava ter mais dificuldade na resolução do exercício, havia sempre um outro disposto a ajudar e a explicar ao colega como ele podia superar a dificuldade sentida no momento. Os alunos seguiam o seu próprio ritmo de aprendizagem e não se preocupavam se os colegas estavam mais avançados e eles mais atrasados. Dado os recursos permitirem um feedback imediato da resolução dos exercícios, os alunos mostraramse mais motivados para a aprendizagem da língua e aboliram a ideia de que o alemão é uma língua muito complicada, pois conseguiram, de forma lúdica, aprender conteúdos em relação aos quais demonstravam ter alguma fragilidade e tiveram sucesso, superando, assim, algumas das suas dificuldades. No final das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de expressarem a sua opinião e todos disseram que gostaram da diversificação dos recursos, do facto de estes serem digitais, lúdicos e de resolução acessível. No entanto, o recurso de que gostaram mais foi o Escape-Room, visto este ser uma combinação de jogo, raciocínio lógico, resolução de problemas, ou seja, um pouco enigmático e divertido. Como afirmavam, reviram a matéria, sem se aperceberem de que o estavam a fazer. Barreiras Questionário a professores Para identificar quais as barreiras ao uso da plataforma, apresenta-se o seguinte gráfico:
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