Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 226 aplicação dos mesmos ajudava na aprendizagem do alemão e se contribuíam para uma maior motivação na realização dos exercícios propostos, assim como para o estudo autónomo por parte dos alunos. Os dados recolhidos por questionário são referentes a vinte e três professores de alemão (que lecionam em várias localidades do país, como Aveiro, Espinho, Tondela, Lisboa, Cascais, Alcochete, S. Jorge, Olhão, Vila Nova de Famalicão, Faro, Lousada, Arganil, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Vila Real, Leiria, Vila das Aves e Loulé, como também vários níveis de ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior). Os recursos utilizados em contexto de sala de aula ao longo deste ano letivo para efeitos de observação foram: “Der Valentinstag” - Escape Room para adquirir o léxico respetivo a essa data, trabalhar a compreensão do oral e a escrita; “Die Schulfächer” - Escape Room para consolidar o léxico atinente às disciplinas escolares) “Das Schulmaterial” - Flashcards para introduzir o léxico e um exercício de compreensão do oral); “Die Schule” - Podcast para treinar a compreensão do oral), e “Jacqueline Woche erklärt: Hase oder Hasen“ - vídeo explicativo seguido de quiz para treinar a compreensão do oral, a gramática e avaliar os conhecimentos. No ano letivo anterior foram testados e aplicados os seguintes recursos: “Die Uhrzeiten”; Die Körperteile” e “Die Kleidung”. O objetivo era testar recursos variados que abordassem diversos domínios e tivessem graus de dificuldade diferentes. Os alunos trabalharam esses recursos em pares, grupo até máximo de cinco alunos ou de forma individual em contexto de sala de aula. Dados e interpretação Com o objetivo de dar resposta às questões iniciais, procede-se à apresentação dos dados e à análise dos mesmos. Potencialidades Para identificar quais as potencialidades do uso da plataforma, apresenta-se o seguinte gráfico, tendo por base o questionário aplicado aos professores:
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