Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 225 capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, identificar os seus pontos fortes e fracos e implementar estratégias para aprimorá-los. Segundo Knowles (1975), um dos principais teóricos da aprendizagem autónoma, o termo refere-se a um conjunto de características que incluem a autodireção, a autoavaliação, a autoaprendizagem e a autotransformação. Ele argumenta que essa abordagem de aprendizagem é cada vez mais importante nummundo em constante transformação, onde as pessoas precisam de estar constantemente a atualizar os seus conhecimentos e habilidades, para se adaptarem às novas demandas do mercado de trabalho e às mudanças sociais e tecnológicas: "um processo de autocondução da aprendizagem, em que os indivíduos assumem a responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem, definem seus objetivos de aprendizagem, identificam recursos de aprendizagem relevantes, selecionam e implementam estratégias de aprendizagem e avaliam o processo e os resultados de sua própria aprendizagem". ( Knowles, 1975) Fases da investigação Esta investigação tem duas fases, a saber: ▪ No ano letivo 21|22, foram recolhidos dados de observação de quatro aulas de 11.º ano. ▪ No ano letivo 22|23, foi feita a observação de quatro aulas e também, foram recolhidos dados de questionários a vinte e três professores de alemão e registado o feedback dado pelos professores e entidades que participaram no 6.º Encontro de Formação APPA-GI 2023. Perfil da amostra Os dados recolhidos por observação referem-se a duas turmas do 10.º ano, que contavam com trinta e sete alunos, pertencentes aos cursos de Economia (quatro), Ciências e Tecnologia (cinco), Artes (doze), Humanidades (dezasseis) e duas turmas do 11.º ano, que contavam com trinta e cinco alunos, pertencentes aos cursos de Artes (cinco), Ciências e Tecnologia (oito), Economia (onze) e Humanidades (onze). Esta observação foi feita num agrupamento de escolas do centro do país e com o objetivo de recolher dados da observação da aplicação dos recursos em contexto de sala de aula, verificar se a

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==