Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 224 ser usados para apoiar a aprendizagem numa ampla variedade de contextos educacionais, desde o jardim de infância até ao ensino superior. Assim sendo, o artigo que agora se apresenta, tem como base os Recursos Educativos Digitais de alemão disponíveis na plataforma #EstudoEmCasa Apoia. Estes estão disponíveis na plataforma e baseiam-se em recursos de Microlearning, jogos, podcasts, vídeos e recursos interativos. Os vídeos educacionais, um dos tipos de recursos utilizados, são conteúdos em vídeo criados especificamente para fins educacionais, que podem ser usados para ilustrar conceitos complexos ou para fornecer exemplos práticos de aplicação. Segundo Kay Teehankee em "Educational technology: Implications for educational development" (Tecnologia educacional: Implicações para o desenvolvimento educacional), “os vídeos educacionais são uma das formas mais eficazes de recursos digitais, pois permitem a combinação de elementos visuais e auditivos para melhorar o processo de aprendizagem.”. Outro Recurso Educativo Digital utilizado nos recursos de alemão são os jogos educacionais, que são jogos digitais projetados especificamente para fins educacionais, com o objetivo de ensinar conceitos específicos, melhorar habilidades cognitivas ou fornecer experiências práticas. De acordo com Richard Van Eck em "Digital game-based learning: It's not just the digital natives who are restless" (Aprendizagem baseada em jogos digitais: Não são apenas os nativos digitais que estão inquietos), os jogos educacionais podem ser uma forma altamente motivadora de aprendizagem, uma vez que os alunos estão motivados para este tipo de atividade. Os podcasts são arquivos de áudio que podem ser baixados ou transmitidos pela internet. Eles podem incluir discussões ou palestras sobre tópicos específicos, entrevistas com especialistas ou histórias inspiradoras. De acordo com Christian Dalsgaard e Jeppe Bundsgaard em "Podcasting for Learning in Universities" (Podcasting para aprendizagem em universidades), os podcasts podem ser uma maneira eficaz de apoiar a aprendizagem fora da sala de aula, pois permitem que os alunos acedam a informações relevantes em qualquer lugar e a qualquer momento e ajudam na promoção da sua aprendizagem. Aprendizagem autónoma Uns dos benefícios que se salientam neste artigo, e um dos objetivos de criação destes recursos educativos digitais, é a aprendizagem autónoma por parte dos alunos, que é fundamental para o aluno assumir a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem. A aprendizagem autónoma envolve a

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==