Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 223 Para a recolha de dados que sustentam o artigo, foi possível observar a testagem e aplicação de recursos didáticos durante o ano letivo 21|22 e 22|23 em contexto de sala de aula, e também foi possível obter dados de questionários realizados a professores que lecionam a disciplina de alemão. Os resultados obtidos devem servir para identificar as potencialidades e as barreiras de aprender alemão com a plataforma #EstudoEmCasa Apoia e, assim, melhorar significativamente os recursos da disciplina de alemão, indo ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos e mostrando que a plataforma #EstudoEmCasa Apoia é uma mais valia na promoção da aprendizagem do alemão, na recuperação das aprendizagens dos alunos, na promoção do seu estudo autónomo e na diversificação dos recursos didáticos. Metodologia Este estudo utiliza o método indutivo que consiste em obter conhecimentos generalizáveis a partir de conhecimentos específicos. Neste caso, a partir da amostra específica do estudo, vinte e três respostas ao inquérito por questionário por parte dos professores, do feedback dado pelos discentes que assistiram ao 6.º Encontro de Formação APPA-GI 2023, do registo de observação de oito aulas e do diálogo com os alunos e com a professora que participaram na amostra, pretende-se generalizar estes resultados a uma população mais alargada. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: ▪ Observação: foi possível observar oito aulas de uma escola situada na Região Centro. Estas aulas decorreram durante o ano letivo 21|22 e 22|23. ▪ Inquérito por formulário digital a professores: vinte e três professores responderam ao questionário solicitado em março de 2023. Fundamentação teórica É importante ter em consideração alguns conceitos que são usados ao longo deste artigo: Recurso Educativo Digital Martin Oliver define, no seu livro "ICT in the Early Years" (Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Infantil), os Recursos Educativos Digitais como ferramentas eletrónicas que são usadas para criar, armazenar, processar e comunicar informações. O mesmo autor destaca que estes recursos podem

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==