Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 22 Foi criado e publicado um ebook que compila e partilha o resultado desta série de webinários (#EstudoEmCasa@, 2022). O segundo ciclo de webinários decorreu ano letivo 2022|23, em parceria com a Escola Azul e com a colaboração direta de agrupamentos de escolas de diferentes regiões do país. Realizaram-se, até março de 2023, cinco webinários em torno de várias temáticas: Biodiversidade marinha – “Um Oceano de espécies”; Recursos minerais marinhos - “Um Oceano profundo”; Exploração oceanográfica – “Um Oceano por descobrir”; Desporto – “Um Oceano de aventura”; Lixo marinho – “Um Oceano limpo e sem lixo”; Geodiversidade dos Açores – “Um Oceano em transformação: 9 ilhas, 1 geoparque”; Conservação dos ecossistemas – “Um Oceano a conservar: a ria Formosa”; e Pesca sustentável – “UmOceano que nos alimenta”. Para além de seremmoderadores, os alunos partilharam algumas das atividades realizadas no âmbito do programa Escola Azul. À semelhança do que sucedeu no primeiro ciclo de webinários, foi publicado um ebook no qual se partilha o trabalho desenvolvido. Em 2023|24 decorreu o terceiro ciclo de webinários, mantendo-se a parceria com a Escola Azul e contando, como já vinha a ser habitual, com a colaboração de vários agrupamentos de escolas. Neste ano letivo, os temas selecionados foram: Conservação marinha – “As raias e os tubarões em defesa do Oceano”; Recursos hídricos - “Dessalinização da água do mar: uma solução possível?”; Biomimetismo – “O mar é uma loja de ideias”; Economia circular – “O que é (afinal) Economia circular?”; e Biotecnologia – “As moléculas marinhas no nosso dia a dia”. Os oradores convidados para estas iniciativas pertencem a diferentes organizações, como o Oceanário de Lisboa, o MARE, a DocaPesca, a WWF/ANP, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), o Comité Oceanográfico Intergovernamental (COI), o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, o Geoparque Açores, o CCMAR – Centro de Ciências do Mar, o Shark Educational Institute (SEI Portugal), a Hidroval, e ainda as Universidades do Algarve, Aveiro, Coimbra e Lisboa, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Chalmers University of Techonology (Suécia). Contámos também com a colaboração das autarquias de Cascais, de Évora, da Figueira da Foz e de Vila Franca de Xira. Participaram um total de vinte e sete oradores, quarenta e três alunos e vinte e um professores. Estiveram envolvidas vinte escolas, do Porto ao Algarve e Madeira, incluindo duas escolas profissionais.

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