Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 219 e-Twinning pelo #EEC@, “Taller de lectura colaborativa”, com os objetivos de desenvolver a competência de leitura e de partilhar boas práticas de leitura. Esta partilha tem como base os RED de Espanhol disponíveis na plataforma com o selo “Taller de lectura”, tendo como atividade final de encontro entre escolas um webinário “Taller de lectura colaborativa”, com a escritora Ainoa Polo. A realização dos RED da coleção “Taller de lectura” está a ter impacto muito positivo e motivador nas escolas que estão a participar no projeto. Os alunos têm pouca autonomia e cabe ao adulto guiá-los no desenvolvimento da mesma. Os RED da plataforma são uma grande ajuda neste sentido. Os alunos, quando trabalham de forma autónoma, conseguem realizar mais RED do que quando os realizam em grupo-turma. Isto facilita muito a dinâmica da aprendizagem de Espanhol do Ensino Básico, tendo em conta a carga letiva tão reduzida da disciplina, e permite poupar tempo. A natureza dos RED da plataforma (Ambiente Virtual de Aprendizagem, microlearning, storytelling, gamificação, autonomia), à partida, motiva os alunos. A abertura da plataforma a colaboradores dá possibilidade de criação de RED, processo que permite que os alunos desenvolvam a competência estratégica e realizem aprendizagens significativas. Os RED da plataforma promovem uma mudança de paradigma educativo, no qual o processo de ensino-aprendizagem está mais centrado no aluno e na tarefa. Os professores consideram que tanto os RED da plataforma como os vídeos disponíveis do #EstudoEmCasa 20|21 são de grande utilidade para o processo de ensino-aprendizagem. As escolas devem melhorar as condições tecnológicas. Deve ser dado mais tempo “não letivo” aos professores para conhecerem RED e refletirem sobre o processo de ensino-aprendizagem, o que é urgente para uma mudança de paradigma. A plataforma deve investir numa melhoria do motor de busca (aparecer no topo) e do acesso ao registo na mesma, principalmente no que diz respeito aos cursos. Tendo em conta os resultados positivos deste estudo nos âmbitos tratados e de modo a que o conhecimento obtido de forma específica na amostra possa ser generalizado (método indutivo), deveria haver uma maior divulgação da plataforma. Estas conclusões poderão ser o ponto de partida e reflexão para outras investigações.

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