Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 217 Nos inquéritos por questionário passados a sete professores, destacam-se como mais-valias a capacidade dos RED serem usados para a diferenciação pedagógica, o desenvolvimento da autonomia e o poder motivacional da gamificação. Todos os professores, quando questionados sobre as dificuldades, apontaram como maior dificuldade as condições tecnológicas da escola. Entrevista semiestruturada Os três professores entrevistados apontaram como mais-valias: ✓ “Os recursos são desenhados para adquirir e reforçar as aprendizagens previstas nos programas (aprendizagens essenciais), estão pensadas já para as dificuldades específicas dos nossos alunos.”; ✓ “Só o facto de ser microlearning é uma mais-valia. Não sei se será psicológico, mas os alunos ficam contentes porque a tarefa é pequena e acabam por fazer mais recursos e por aprender mais sem se aperceberem.”; ✓ “O caráter lúdico dos recursos motiva os alunos.”; ✓ “Os recursos estão pensados para as dificuldades dos alunos e facilitam a ultrapassagem destas dificuldades concretas.”; ✓ “Os recursos são feitos e dirigidos ao aluno, o aluno é o centro. Os alunos até podem escolher e guiar o seu caminho sobre o que querem, dão feedback e sentem-se incluídos no processo.”; ✓ “A plataforma já tem grande variedade de recursos de Espanhol disponíveis.”; ✓ “Ajudam muito o professor, hoje em dia temos pouco tempo e é uma base de recursos digitais muito válidos e bem feitos.” As mais-valias dos RED da página, segundo os professores, são a possibilidade de facilitar a diferenciação pedagógica e o desenvolvimento da autonomia e o poder motivacional da gamificação. Os mesmos três professores apontaram como dificuldades: ✓ “Os alunos não têm acesso a internet dentro da escola.;” ✓ “Tenho pouco tempo, como professor, para conhecer os recursos disponíveis. Há muitos recursos que não conheço bem por falta de tempo.”;
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==