Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 214 A metodologia de trabalho autónomo destaca-se, como podemos ver no gráfico 4, já que a maioria dos alunos respondeu que usou RED de forma autónoma, alguns deles em casa, outros na sala de aula, ou como TPC. Tendo em conta o objetivo da plataforma expresso no slogan da mesma “Estudo autónomo, acredita, és capaz!”, as respostas dos alunos revelam, de facto, que a plataforma tem potencial para promover aprendizagens autónomas. Os mesmos alunos afirmaram que utilizaram também os RED na sala de aula, tanto em grupo-turma, como em pequenos grupos. Tendo em conta que estas últimas escolhas metodológicas são da responsabilidade dos professores em contexto escolar, analisam-se, em seguida, os dados recolhidos tanto da observação simples como da entrevista semiestruturada. Observação simples Em três das escolas pertencentes à Região Metropolitana de Lisboa, foi possível observar que, na aplicação de RED de outubro de 2022 a março de 2023, as metodologias seguidas foram as que a seguir se apresentam. ✓ Trabalho em pequenos grupos no exterior da sala de aula: através de gincana com QR Codes foram aplicadas sequências de RED nas três escolas em questão. Os alunos participaram de forma ativa e todos conseguiram finalizar as tarefas. ✓ Trabalho em grupo-turma dentro da sala de aula: de forma expositiva, mas com envolvimento dos alunos na resolução as tarefas do RED. O professor guiava e conversava com os alunos, tirando dúvidas e aprofundando o tema. Isto foi observado na aplicação de RED culturais como “Escape Room: día de muertos”. ✓ Trabalho autónomo: o professor partilha na Classroom RED da plataforma, promovendo o estudo autónomo, seja para recuperação de aprendizagens, seja para satisfazer curiosidade dos alunos, ajudar alunos com mais dificuldades, entre outros. Nestas três escolas onde foi possível observar metodologias de uso dos RED, todos os professores destacam o potencial destes RED no desenvolvimento da autonomia e também como facilitadores do trabalho do professor.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==