Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 213 com o selo «Taller de lectura». Depois da realização do recurso, escrevemos no nosso caderno colaborativo as experiências que temos relacionadas com isto, para depois partilhá-las no webinário “Taller de lectura” com Ainoa Polo.” (Os recursos com o selo «Taller de lectura» estão a ser trabalhados por várias escolas, algumas delas internacionais, com o objetivo de desenvolver a competência leitora e partilhar boas práticas. Neste sentido, está a ser criado pelo #EEC@ o projeto e-Twinning “Taller de lectura colaborativa”, onde está enquadrado o webinário “Taller de lectura”com a escritora “Ainoa Polo”). Tento em conta os cometários das entrevistas semiestruturadas, é possível afirmar que os objetivos principais são: desenvolver a autonomia, recuperar aprendizagens e motivar os alunos. Metodologia Desde outubro de 2022 até março de 2023, algumas escolas utilizaram os RED de Espanhol da plataforma. Foram escolhidas sete escolas para esta amostra com o objetivo de analisar o modo como os alunos usam os RED da plataforma. Neste ponto vamos analisar os dados recolhidos através de inquérito por questionário, observação simples e entrevista semiestruturada. Inquérito por questionário Através da técnica de inquérito por questionário respondido por 138 alunos, foi possível recolher os seguintes dados: Gráfico 4 – Como usam os alunos os RED 0 10 20 30 40 50 60 70 80 De forma autónoma em casa Em casa com alguma ajuda Como trabalho de casa indicado pelo professor Em sala de aula de foma individual Em sala de aula em grupo turma Em sala de aula em pequenos grupos Dentro da escola mas noutro contexto sem ser… Fora da escola com amigos ou familiares Como usam os alunos os RED Como usam os alunos os recursos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==