Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 211 ✓ Apresentar um novo conteúdo ou tema: foi desenvolvida a gincana com QR Codes que aplicou uma sequência de RED sobre alimentação, numa turma de 10.º de continuação. ✓ Rever conteúdos antes de uma prova de avaliação: foi desenvolvida a gincana com QR Codes que aplicou a sequência de RED sobre moda, em duas turmas do 8.º ano. ✓ Recuperar aprendizagens: numa turma do 10.º de continuação, realizou-se uma sequência de RED, “Pinceladas”, para rever os tempos passados que já deveriam saber, antes de avançar com conteúdos relacionados com estes conceitos referentes ao nível de ensino onde estavam. ✓ Desenvolver uma competência específica: por exemplo, utilizaram os RED com o selo “Taller de lectura” para desenvolver a competência da leitura; utilizaram os RED com o selo “Fiestas tradicionales” para desenvolver a competência intercultural; colaboraram na realização dos RED “Me gusta el fútbol”, “Taller de lectura: el club de las ideas”, “Taller de lectura: familia no hay más que una” ou “Taller de lectura: caminho a Belén” para desenvolver a competência estratégica. ✓ Aprofundar a aprendizagem de conteúdos com os vídeos completos disponibilizados na etapa “explora” dos recursos (vídeos dos blocos #EstudoEmCasa 20|21). Cabe salientar que, embora tenham sido utilizados com objetivos diferentes, os RED foram partilhados sempre na Classroom com o objetivo final de incentivar o trabalho autónomo. Entrevista semiestruturada Aos três professores das escolas pertencentes à Região Metropolitana de Lisboa foi ainda aplicada uma entrevista semiestruturada. Estas entrevistas vieram a corroborar a ideia de que os RED de Espanhol da plataforma são utilizados com objetivos diversos. Destas entrevistas, destacam-se os seguintes comentários:
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==