Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 210 Inquérito por questionário Através da técnica de inquérito por questionário respondido por sete professores, foi possível recolher os seguintes dados: Gráfico 3 – Objetivo do uso dos RED aplicados Seis dos sete professores que participaram no inquérito por questionário utilizaram os RED da plataforma, maioritariamente, para fazer revisões e recuperar aprendizagens. Tendo em conta que a criação da plataforma está inserida no Plano de Recuperação de Aprendizagens 21|23, o objetivo de uso dos professores vai ao encontro do objetivo da plataforma. Seguidamente, também usam os RED com os objetivos de introduzir matéria e solicitar como TPC. Tendo em conta que ao fazer os TPC trabalham de forma autónoma, este objetivo do uso do RED vai ao encontro de outro dos principais objetivos da plataforma: desenvolver a autonomia. E, por último, os professores também usaram a plataforma para fazer diferenciação pedagógica, incentivar a autonomia do aluno e realizar uma sequência de aprendizagem. O uso dos RED com estes objetivos é também de suma importância, pois implica a ajuda específica aos alunos com mais dificuldades e incide novamente no desenvolvimento da autonomia. Observação simples Foi possível observar a utilização de RED em três escolas pertencentes à Região Metropolitana de Lisboa. Nestas três escolas, foram aplicados RED a quatro turmas com objetivos diferentes, como se pode verificar de seguida. 0 1 2 3 4 5 6 7 Fazer revisões Introduzir matéria Fazer diferenciação pedagógica Recuperar aprendizagens Avaliar Incentivar a autonomia do aluno Mandar TPC Realizar uma sequência de aprendizagem para um… Objetivos de uso dos recursos aplicados Objetivos do uso dos recursos aplicados
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==