Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 209 Imagem 1 – Percurso, QR Codes e cartões dos grupos da gincana A partilha do link de RED específicos através da Classroom ajudou principalmente os alunos com mais dificuldades, por exemplo, alunos que integraram a turma mais tarde e que nunca tiveram Espanhol. Os alunos mostraram interesse na gamificação e até pediram para aprender a utilizar ferramentas para criar jogos, isto levou ao desenvolvimento da competência estratégica através da criação do RED “Me gusta el fútbol”, pensado e concretizado pelos alunos. No início, os alunos tiveram dificuldade em trabalhar de forma autónoma, mas rapidamente gostaram de se sentir o centro da sua aprendizagem, de estar ocupados durante toda a aula a fazer, centrados na tarefa, e não apenas a ouvir. Tendo em conta a experiência desta turma durante o ano letivo 2021|2022 e a análise dos resultados obtidos, a investigação poderia concluir-se aqui. Contudo, sabendo que bons resultados na avaliação não dependem apenas dos RED utilizados, deu-se continuidade à investigação no ano letivo 2022|2023. Desta maneira, alargou-se a amostra com vista a averiguar o modo como a metodologia e o objetivo pedagógico podem influenciar os resultados na avaliação. Objetivos Desde outubro de 2022 até março de 2023, algumas escolas utilizaram os RED de Espanhol da plataforma. Foram escolhidas sete escolas para esta amostra com o intuito de analisar os objetivos pedagógicos dos professores quando utilizam RED da plataforma. Neste ponto, analisam-se os dados recolhidos através das técnicas de inquérito por questionário, observação simples e entrevista semiestruturada.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==