Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 208 não sendo obrigatório). Comentário de um aluno a propósito de um RED que consistia na resolução de um escape room: “Quero fazer mais jogos assim”. ✓ Os alunos trabalham muito bem em pares. ✓ Os alunos ficam muito concentrados a ver os vídeos do “explora” que são excertos das videoaulas do #EstudoEmCasa20|21. ✓ Os alunos trabalham em outros espaços escolares (temos como ponto de encontro o espaço exterior e os alunos, em grupos de três, trabalham de forma autónoma em espaços exteriores escolhidos por eles. Todos os grupos realizam todos os RED indicados pelo professor): “Quando vamos trabalhar outra vez ao sol?” (comentário de um aluno). ✓ Têm interesse pela gamificação: “quando for grande quero trabalhar como criador de jogos e criar escape room” (comentário de um aluno), “Quando podemos fazer mais gincanas?” (comentário de um aluno na 1.ª gincana); ✓ Aumenta a produtividade das aulas: “Numa aula de 50 minutos, cada aluno consegue fazer 4 ou 5 recursos nesta dinâmica de gincana, portanto, muito mais do que dentro da sala de aula em grupo-turma, que só consigo desenvolver um recurso!” (comentário do professor titular da turma). Como podemos ver a partir dos registos da observação participante, os RED foram aplicados com metodologias diferentes, desde aulas mais expositivas em grupo-turma, até trabalho de forma autónoma. Funcionaram muito bem as metodologias aplicadas, embora os alunos, em contexto escolar, tenham mostrado preferência pela realização autónoma em grupos de 2 ou 3 alunos no espaço exterior ou através de gincana com QR Codes. Desde a 1.ª gincana, os alunos começaram a perguntar quando poderiam fazer mais. No exterior da sala de aula, os alunos, em pequenos grupos e com um telemóvel por grupo, seguiam um percurso à procura de QR Codes. Cada código conduzia a um RED de Espanhol da plataforma que resolviam em pequenos grupos. Foram realizadas, ao longo do ano letivo, três gincanas no exterior da sala de aula. Duas das gincanas serviram como exemplo de boas práticas em RED disponíveis na página “Gincana com uso de códigos QR” e “Escape room: la ciudad”.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==