Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 207 Os resultados do 7.º E (barra azul) são claramente superiores ao resto das turmas que não utilizaram ou que utilizaram menos os RED da plataforma. A qualidade de sucesso é consideravelmente mais elevada. É importante esclarecer que, tratando-se de turmas de 7.º ano, todas iniciaram a disciplina de Espanhol no ano letivo em que se obtiveram estes resultados, pelo que a diferença nas classificações de avaliação não pode ser devida à ausência de pré-requisitos relativos a anos anteriores. É igualmente relevante considerar que as cinco turmas do 7.º ano tiveram, desde o início o mesmo professor, que seguiu os mesmos critérios de avaliação para todos e utilizou os mesmos instrumentos de avaliação em todas as turmas. Observação participante Tendo em conta alguns dados da observação participante, destacam-se os aspetos que a seguir se apresentam. ✓ Mostram interesse na realização das tarefas dos RED: “Gosto das quintas-feiras porque fazemos coisas diferentes” (comentário de um aluno no mês de dezembro 2022). ✓ Os alunos têm dificuldade para fazer a inscrição na plataforma. ✓ Precisam de ajuda para chegar ao RED solicitado, poucos conseguem (1.ª aula). ✓ Conseguem fazer de forma autónoma uma sequência de RED relacionados com a descrição pessoal (janeiro 2022). ✓ Todos os alunos querem ir ao quadro fazer as tarefas (quando o RED é aplicado em grupo-turma e projetado no quadro). ✓ Alguns alunos não têm condições tecnológicas para aplicar de forma individual em sala de aula um RED da plataforma, em particular rede de internet. ✓ Alguns alunos não trabalham bem em grupo (em grupos de mais do que 4 alunos). ✓ Os alunos conseguem fazer de forma autónoma, na biblioteca, uma sequência de RED sobre a rotina (fevereiro 2022). ✓ Fazemde forma autónoma, como TPC não obrigatório (foi sugerida a realização do RED “Saludos y despedidas” e a maior parte dos alunos realizou-o, mesmo

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