Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 205 Número de participantes na segunda fase do estudo (outubro 2022 / março 2023) O estudo contou com a participação de sete professores de sete escolas diferentes. Os professores aplicaram RED ou sequências de RED de Espanhol com 430 alunos do 3.º ciclo e secundário. Foram recolhidos dados de observação simples junto de três professores e 87 alunos do 3.º ciclo e secundário, em três escolas. Foram recolhidos dados através de entrevista semiestruturada a 3 professores. Foram aplicados inquéritos por questionário a 7 professores e 430 alunos do 3.º ciclo e secundário. Todos os professores responderam ao questionário, no entanto, apenas 138 alunos responderam, visto que estes não foram de caráter obrigatório para não influenciar a credibilidade do estudo com o efeito Hawthorne (tendência das pessoas a atuar de forma diferente só porque percebem que estão a ser sujeitos a um estudo de investigação). No total, o número de participantes na recolha de dados através de inquérito por questionário foi de 145 participantes (7 professores e 138 alunos). Nível de ensino dos alunos: Na 1.ª fase da investigação, o grupo de 25 alunos frequentava o 7.º ano do ensino básico. Tendo em conta que este nível de escolaridade corresponde ao ano de iniciação em Espanhol, não foi preciso realizar avaliação de diagnóstico para garantir a fiabilidade da investigação, pois não se põe em questão a desigualdade de bases da disciplina em anos anteriores. Na 2.ª fase da investigação, onde a amostra é maior, o nível de ensino da amostra é representado no seguinte gráfico: Gráfico 1 – Nível de ensino dos alunos 0 10 20 30 40 50 7.º 8.º 9.º 10.º 3.º Nível de ensino dos alunos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==