Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 204 Fases do estudo A testagem, aplicação, recolha e análise de dados para este estudo realizou-se em duas fases: ▪ De dezembro de 2021 a junho de 2022. Ao longo deste período foram aplicados RED uma vez por semana num grupo de 25 alunos com um professor. Foram recolhidos dados através de registos de observação participante e análise documental tanto do “Relatório de monitorização dos resultados 2021-2022 – Grupo 350 – Espanhol” como de outros materiais (caderno de alunos e fichas de avaliação). ▪ De outubro de 2022 a março de 2023. Foram aplicados RED e sequências de aprendizagem, com uma frequência irregular, em 7 escolas (7 professores e 430 alunos). Em três das escolas foram recolhidos dados através de registos de observação simples e entrevista semiestruturada aos professores (3 professores e 87 alunos). Também foram recolhidos dados através de inquérito por questionário, tanto aos professores como aos alunos das sete escolas (7 professores e 138 alunos). Perfil da amostra A escolha da amostra foi intencional, tendo em conta tanto os benefícios como os constrangimentos para a fiabilidade (Patton, 1990, p.169). Foram selecionadas escolas diversificadas: ▪ Quatro escolas da Região Metropolitana de Lisboa, de 3.º Ciclo e Secundário, em concelhos e contextos diferentes; ▪ Uma escola da Região Centro de Portugal, de 3.º Ciclo e Secundário; ▪ Uma escola da Região Norte de Portugal, de 3. Ciclo e Secundário; ▪ Uma escola de Gran Canária (Espanha), de 1.º Ciclo. Número de participantes na primeira fase do estudo (dezembro 2021 / junho 2022) Foram recolhidos dados através de observação participante junto de uma turma de 25 alunos do 7.º ano e um professor. Também se utilizou a técnica de análise documental do “Relatório de monitorização dos resultados 20212022 – Grupo 350 – Espanhol” e de outros materiais (caderno dos alunos e fichas de avaliação).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==