Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 202 monitorização dos resultados 2021-2022 – Grupo 350 – Espanhol”, elaborado pelo professor titular da turma), mas que a verificação e qualificação dos resultados obtidos foram realizadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem de modo a tomar decisões e ir melhorando a aprendizagem, ou seja, processos de avaliação formativa. “Processo contínuo de pesquisas que visa interpretar e medir conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos pelo indivíduo, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento” (Piletti, 2004). Após conhecer os resultados de avaliação (1.ª fase da investigação), analisou-se com que objetivos e metodologias foram usados os RED, para conhecer a influência destas decisões pedagógicas nos resultados (2.ª fase da investigação). Objetivos de ensino-aprendizagem No contexto desta investigação, este conceito remete para a finalidade comque é usado umdeterminado RED da plataforma. Estes foram desenhados no âmbito da recuperação de aprendizagens, mas cada utilizador pode partir desta ou de outra finalidade: apresentar um conteúdo novo, rever uma matéria, exercitar um conteúdo, obter informação e resolver um webquest ou um determinado projeto, desenvolver uma competência como o trabalho autónomo, motivar os alunos através do RED, como apoio para realização de um debate, etc. No caso de ser um professor a utilizar a plataforma, deverá ter em conta, em primeiro lugar, qual o objetivo que pretende para os seus alunos e, tendo claro o objetivo, procurar o RED que se adequa e não ao contrário. Portanto, o protagonista do processo de ensino-aprendizagem é o aprendente, e não o RED. Metodologias de aprendizagem Os RED da plataforma foram desenhados para que o aluno possa usá-los de forma autónoma. É por isto que, neste estudo, é analisado de forma mais aprofundada se os alunos utilizam os RED de forma autónoma, em casa ou na escola, ou como TPC, ou com amigos e família fora da escola. Mas tendo em conta o contexto escolar e específico de uma aula, os RED disponíveis na plataforma podem ser utilizados de diferentes maneiras: em grande-grupo, em pequenos grupos, em tutorias, no exterior da sala de aula (ex. gincana com códigos QR no exterior, etc.).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==