Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 201 “Para obter conhecimento é fundamental observar a natureza, reunir dados particulares e fazer generalizações a partir deles” (Francis Bacon, citado por Dávila, 2006) As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: ▪ Observação participante: de dezembro de 2021 a junho de 2022, com a frequência de uma vez por semana, num grupo de 25 alunos e um professor. “Caraterizada por interações entre investigador e sujeitos, sendo um procedimento durante o qual os dados são recolhidos de forma sistematizada” (Bogdan e Taylor, 1975). ▪ Análise documental: tanto do “Relatório de monitorização dos resultados 20212022 – Grupo 350 – Espanhol”, elaborado pelo professor titular da turma, como de outros documentos (cadernos dos alunos e fichas de avaliação). ▪ Observação simples: de outubro de 2022 a fevereiro de 2023 em três escolas, envolvendo quatro grupos de alunos (3 professores e 87 alunos). ▪ Entrevista semiestruturada: em fevereiro de 2023, a três professores que utilizam RED de Espanhol da plataforma como referência fundamental no processo de ensino-aprendizagem. ▪ Inquérito por questionário: em fevereiro de 2023 a sete professores e a 138 alunos, que utilizaram frequentemente os RED de Espanhol da plataforma. Exceto o inquérito por questionário, os instrumentos de recolha de dados são qualitativos. “Os pesquisadores qualitativos buscam entender um fenómeno no seu contexto natural” (Creswell, 2014) Fundamentação teórica Os conceitos de avaliação das aprendizagens, objetivos de ensino-aprendizagem, metodologias de aprendizagem e recursos educativos digitais (RED) são essenciais para este estudo. Por esta razão, antes de apresentar e analisar os dados recolhidos sobre o tema de investigação, é de suma importância conhecer o enquadramento destes conceitos. ▪ Avaliação das aprendizagens É importante referir que nesta investigação é apresentada a avaliação sumativa final do ano letivo de um grupo de alunos (através da análise documental do “Relatório de

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