Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 200 Introdução O #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@) é uma plataforma digital gratuita disponível para toda a comunidade, que visa ajudar as crianças e os adolescentes na recuperação das suas aprendizagens. Esta plataforma teve início em outubro de 2021, sendo que atualmente disponibiliza mais de 150 recursos educativos digitais (RED) da disciplina de Espanhol. Este estudo, “Aprender Espanhol com a plataforma #EEC@: a voz dos alunos e dos professores”, baseiase na testagem e aplicação de recursos educativos digitais (RED) e sequências de RED de Espanhol da plataforma, de dezembro de 2021 a março de 2023. Foram formuladas as questões de pesquisa com base nos objetivos principais deste estudo: ▪ Conhecer o impacto dos RED de Espanhol da plataforma na avaliação dos alunos. ▪ Caracterizar as metodologias e os objetivos com que estes RED são usados. ▪ Refletir sobre o modo como podem estas escolhas influenciar o sucesso escolar. ▪ Identificar as mais-valias e dificuldades da utilização dos RED de Espanhol na plataforma. Este conhecimento e reflexão poderá servir para: ▪ Por um lado, melhorar os RED disponíveis na plataforma. (Para a equipa do projeto #EEC@). ▪ Por outro lado, promover uma utilização mais adequada da plataforma para melhorar a avaliação dos alunos (para os adultos que orientam a aprendizagem dos alunos). Foi utilizado o método indutivo de estudo de caso. Para a recolha de dados, a metodologia usada foi mista, recorrendo tanto a técnicas qualitativas como quantitativas, a saber: observação participante, análise documental, observação simples, entrevista semiestruturada e inquérito por questionário. Metodologia Esta investigação utilizou o método indutivo, para obter conhecimentos gerais a partir de conhecimentos específicos. Neste caso, a partir da experiência de avaliação de um grupo de 25 alunos e da aplicação de RED em 430 alunos, foi possível chegar a conclusões especificas que podem ser generalizadas a outros contextos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==