Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 20 imediato e a possibilidade de contactar com um orador remoto sem necessidade de deslocação (Rich et al., 2011 in Lieser, 2018). Caracterização do projeto “Em Defesa do Oceano” Como já foi referido, um dos projetos que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do #EEC@ é o “Projeto - Em Defesa do Oceano”. Tendo como mote a 2.ª Conferência dos Oceanos, que se realizou em Portugal em 2022, e o cumprimento do ODS14, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado à proteção da vida marinha, inserido na Agenda 2030 das Nações Unidas, o projeto “Em Defesa do Oceano” tem como principais objetivos fomentar a literacia do Oceano junto dos jovens e promover atitudes conducentes à sua proteção, em articulação com as Aprendizagens Essenciais de várias áreas disciplinares e visando os objetivos dos temas de Cidadania e Desenvolvimento e as competências definidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins, 2017). As estratégias delineadas e implementadas para alcançar estes objetivos são: a dinamização de webinários, a proposta de uma atividade de discussão de questões que se prendem com os problemas que o Oceano enfrenta (role play ou jogo de interpretação de papéis) e a construção de recursos educativos digitais sobre esta temática. Os recursos educativos e os webinários têm sido disponibilizados na plataforma do #EEC@, e a atividade de role play está a ser aplicada em várias escolas. Este projeto tem envolvido, além dos alunos, os restantes membros da comunidade educativa (professores, direções de agrupamentos, encarregados de educação, assistentes operacionais, técnicos especializados e autarquias) e da sociedade civil (cientistas, ativistas, desportistas, entre outros). Desde o ano letivo 2022|23, o #EEC@ conta com a parceria do Programa Escola Azul. A atividade de role play inclui sete personagens representativas de diversos setores ligados ao Oceano e desenvolve-se em várias fases: escolha do papel/personagem e organização dos grupos; pesquisa, seleção e tratamento da informação; preparação da participação na discussão; realização da discussão, em que cada grupo argumenta, de acordo com a personagem escolhida e elaboração de um documento com a síntese final da discussão. Através desta atividade, os alunos podem compreender melhor as problemáticas que afetam o Oceano e encontrar soluções no sentido de apoiar o seu desenvolvimento sustentável.

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