Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 199 Aprender Espanhol com a plataforma #EEC@: a voz dos alunos e dos professores María Rubio Resumo O presente estudo, “Aprender Espanhol com a plataforma #EEC@: a voz dos alunos e dos professores”, procura analisar os objetivos que orientam a utilização de recursos educativos digitais (RED) da plataforma EstudoEmCasa Apoia (#EEC@) e as metodologias aplicadas nesse contexto e, ainda, a sua influência nos resultados da avaliação de aprendizagens de Espanhol. É igualmente importante perceber o que alunos e professores destacam como mais-valias ou dificuldades na utilização dos RED da plataforma. As questões de partida deste estudo são: ▪ Qual o impacto do uso dos RED da plataforma nos resultados de avaliação? ▪ Como foram usados os RED e com que objetivos? ▪ Qual a influência dos objetivos e da metodologia nestes resultados? ▪ Quais as mais-valias e dificuldades na utilização dos RED da plataforma? Através de instrumentos de recolha de dados tanto qualitativos como quantitativos, foi usada a modalidade de investigação de estudo de caso, para chegar a respostas que permitam melhorar o ato educativo. Foi possível chegar à conclusão de que o grupo de alunos, que utilizou de forma contínua os RED da plataforma #EEC@, na 1.ª fase da investigação, obteve melhores resultados na avaliação final do ano do que outros grupos de alunos do mesmo nível de ensino que utilizaram outro tipo de recursos didáticos. Numa 2.ª fase da investigação, foi possível concluir que foram aplicadas metodologias diversas com objetivos variados, mas principalmente, e graças à natureza com que são desenhados estes RED, promoveram-semetodologias de estudo autónomo e cumpriu-se o objetivo de recuperar aprendizagens. Palavras-chave: Avaliação | Mais-valias | Metodologia | Objetivos | Recursos didáticos digitais (RED).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==