Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 198 novidade, motivando-os e despertando-lhes a curiosidade e a atenção. Assim sendo, depois de visualizarem a apresentação inicial, integrada na etapa 1 do recurso, os alunos concretizaram com sucesso o “Avalia”. De salientar que, em todas as aulas, a pedido da professora titular da turma, acabou por existir um momento de sistematização dos conteúdos no caderno diário. Este momento, dinamizado pela professora do #EEC@, permitiu que a mesma de forma clara e quase particular, verificasse se as aprendizagens essenciais tinham sido adquiridas pelos alunos ou se ainda existiam dúvidas. Considerações Finais Tendo em conta a observação direta, realizada pela professora da equipa, e os questionários aplicados aos alunos e à professora titular de turma, poderemos dizer que os recursos educativos digitais apresentados funcionaram de forma clara em relação ao objetivo de permitir uma aprendizagem diferente e foram mesmo motivadores da mesma. No que respeita à professora titular, esta ficou bastante agradada com a plataforma e com os materiais aí existentes, pelo que considera utilizá-la para a apresentação de novos conteúdos ou para revisões de conteúdos já lecionados que poderão ainda apresentar dificuldades aos discentes. Considera ainda que a plataforma poderá ser um bom instrumento de trabalho em Tutorias ou como elemento de diferenciação no Plano Individual de Trabalho dos alunos. Quanto aos discentes, estes consideraram a plataforma #EEC@ um elemento motivador e auxiliar para a realização de trabalho autónomo, bem como um facilitador das aprendizagens da língua estrangeira segunda. Os alunos gostaram das atividades propostas (Quiz, Escape Room), embora considerem que estas deverão ter entre cinco e sete questões. Ou seja, consideraram que 10 questões apresentadas era um número excessivo. No que respeita à professora da equipa do #EEC@, esta considerou que o trabalho desenvolvido era útil para estes alunos por forma a criaremuma motivação para o estudo da língua francesa. Considerou ainda que é importante esta ida às escolas para que a equipa possa escutar os alunos e os docentes e as suas sugestões ou comentários, pois só assim o trabalho pode ser motivador, adequado e contributivo para o sucesso dos nossos alunos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==