Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 197 diversificadas tais como Quiz ou Escape Rooms, como forma de avaliar os conhecimentos que os alunos adquiriram e/ou consciencializar para as suas dúvidas e dificuldades. Assim sendo, pretendia-se ver em que medida o acesso à página era fácil para os alunos e de que modo os recursos poderiam funcionar como elementos esclarecedores de dúvidas (sobre conteúdos e temáticas já abordadas) ou como elementos desencadeadores de aprendizagens ainda não apresentadas pelo professor de francês colocado na escola. Após a inscrição na plataforma do #EEC@, os alunos começaram por explorar a página na generalidade, para depois se centrarem nos recursos de francês, identificando os que diziam respeito à sequência de aprendizagem já referida. Depois da visualização da primeira etapa do primeiro recurso, os alunos tiveram oportunidade de partilhar as dúvidas e contextualizar as aprendizagens dinamizadas. Após o esclarecimento dessas dúvidas, os discentes acabaram por relacionar o vocabulário proposto com imagens ilustrativas desse vocabulário. Assim sendo, e a partir desta apresentação, foram realizadas atividades de oralidade que permitiram a sua utilização e a construção de frases simples. Seguidamente, partiram para a atividade de avaliação de conhecimentos, que foi realizada em grande grupo sem grandes dificuldades. A aula acabou com a convicção de que as dificuldades, inicialmente apresentadas, foram superadas através da descoberta e da partilha entre os alunos da turma. De referir que esta atividade também funcionou como uma forma de desbloquear a timidez inicial dos discentes em relação à professora do #EEC@ que foi sempre o elemento dinamizador das atividades. Na aula seguinte, os discentes realizaram uma atividade de gramática centrada nos verbos essenciais para esta a temática - os verbos prendre, manger et boire. Este recurso não levantou problemas aos alunos, tendo sido realizado sem grandes dificuldades. Importa referir que, enquanto no recurso anterior consideraram os vídeos complementares excessivos, tornando-se em alguns momentos elementos redundantes ou até mesmo repetitivos, neste consideraram que faziam sentido e ajudavam na sistematização dos verbos, nomeadamente no que dizia respeito aos verbos irregulares. A terceira aula foi centrada no recurso referente aos artigos Partitifs que, contrariamente ao esperado pela titular e pela professora do #EEC@, acabou por ser o recurso em que os alunos tiveram menos dificuldades. Isto dever-se-á ao facto deste conteúdo gramatical não existir na língua materna, o que, e não havendo termos comparativos, os levou a considerarem este conteúdo gramatical como uma

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==