Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 196 Palavras-chave: Francês | Língua estrangeira | Recursos | Testagem. Introdução A escola hoje, mais do que nunca, é um local de partilha e de crescimento. Depois de uma pandemia que levou alunos e professores a reinventarem as práticas de ensino e a forma de aprender, o aparecimento de uma plataforma como a #EstudoEmCasaApoia é da maior pertinência. Esta visa promover o estudo autónomo dos alunos, embora os mesmos recursos possam ser realizados em contexto de sala de aula e/ou em família. Assim sendo, o projeto #EstudoEmCasaApoia é idealizado para promover aprendizagens e novas formas de ensinar. No entanto, e por muito que se considere este elemento importante e atual, cabe aos professores e aos alunos testarem no terreno essa mesma pertinência, viabilidade e fiabilidade. As ferramentas digitais de informação e de comunicação permitem a apresentação de novas formas de trabalho. Daí a escolha de uma escola TEIP, por estar sediada num meio económico e socialmente desfavorável onde a pobreza e a exclusão social são uma realidade, assim como a indisciplina e em alguns casos a violência, que redundam frequentemente em abandono e insucesso escola. É sabido que mesmo os alunos que demonstram interesse pelas atividades letivas não possuem um suporte de apoio extraescola, pelo que as ferramentas digitais de informação e de comunicação credíveis podem funcionar como uma rede de apoio. Neste âmbito, foram testados alguns recursos numa turma de 8.º ano para a qual Francês é a língua segunda, em muitos casos língua terceira, visto que o que é falado em casa, ou no bairro são as diferentes formas de crioulo. Diretrizes O objetivo foi verificar a atualidade, fiabilidade, viabilidade e a potencialidade dos recursos apresentados, bem como a sua capacidade de apoiar o desenvolvimento de novas competências, por forma a, não só ajudar a lecionar as aprendizagens essenciais programadas, mas também ampliar conhecimentos já adquiridos no ano letivo anterior ou durante o ano em questão. Nessa perspetiva, a professora do #EEC@ foi à escola apresentar, em três aulas, recursos sobre as temáticas a estudar, “L’alimentation” e “Les verbes”, que, como já foi referido anteriormente, funcionam como uma sequência temática. Os recursos têm, sempre, uma parte inicial de apresentação dos conteúdos constantes das Aprendizagens Essenciais da disciplina. Depois propõem-se tarefas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==