Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 195 Aprender Francês com a plataforma #EEC@: relato da utilização de RED numa escola TEIP Maria João Covas Resumo Começar a aprendizagem de uma outra língua estrangeira, depois do Inglês iniciada no 1.º ciclo, pode ser um desafio. Tanto mais que, para muitos alunos da turma de 8.º ano onde foram partilhados os recursos #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@) de Francês, o Português poderá ser considerado língua não materna, visto que esta seria o crioulo. Assim sendo, o objetivo foi levar os alunos a testar os recursos referentes às áreas temáticas “L’alimentation” e “Les verbes”, funcionando os mesmos como uma sequência de aprendizagem. A escolha recaiu nestes recursos por se enquadrarem nas temáticas que a professora titular de turma tinha planificado lecionar no período da observação. A escola selecionada foi uma escola TEIP (Território Escolar de Intervenção Prioritária), na zona da Grande Lisboa. Esta escolha prendeu-se com o facto da professora de Francês do projeto #EEC@ já ter aí lecionado, o que lhe permite tem um conhecimento da população discente que a frequenta, bem como dos princípios e dos objetivos que norteiam a Direção da escola. Pretendia-se verificar em que medida os alunos aderiam à plataforma de conteúdos educativos digitais #EEC@, verificando a sua pertinência, a possibilidade de criação de dinâmicas motivacionais para a aprendizagem, bem como a adesão dos alunos a esses conteúdos. Tanto mais que, e tendo em conta a caracterização do grupo turma facultado pela professora titular de turma, esta apresentava níveis de motivação e de sucesso inferiores aos desejáveis. Verificámos, por parte dos alunos, um comportamento distinto ao longo das três aulas em que estivemos presentes. No início, a adesão foi muito baixa, para ir aumentado progressivamente. De tal forma que, a partir da segunda aula, começaram a realizar as atividades com notório prazer, a ponto de terem sugerido, durante a última aula, outros recursos temáticos e outra estrutura para os mesmos. Assim sendo, em termos de adesão final e apropriação da página, os resultados obtidos foram bastante positivos, no que diz respeito aos recursos de francês em particular e à página em geral.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==