Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 193 Foi ainda possível identificar oportunidades de melhoria: ▪ possibilidade de organizar a sequência de recursos testados num curso de ensino híbrido ou de EaD; ▪ construção de um recurso que faça uma síntese do estudo da obra com uma estruturação em rede onde o aluno navega em função das suas necessidades e dúvidas de estudo; ▪ estudo de alternativas digitais para desenvolvimento da escrita, no domínio da Educação Literária; ▪ produção de ferramentas de autoavaliação mais visuais e imediatas; ▪ tornar o processo de busca por palavra-chave mais visível na página (topo da página); ▪ concretização de um trabalho mais intensivo de divulgação da plataforma e dos seus recursos junto das escolas e dos professores (estes alunos e estas turmas usaram os recursos da plataforma no seguimento das intervenções de elementos da equipa EEC@). Por fim, sublinhamos a ideia de que os RED da plataforma não se limitam a reproduzir os recursos tradicionais, com informação linear e processos de pergunta e resposta. Eles exploram vários media (imagem, animação e vídeo, áudio, texto), cobrem diferentes modos de aprender (visual, auditivo, sinestésico), introduzem fatores motivacionais como a gamificação e a interatividade, instrumentos de feedback e de autoavaliação e ainda mecanismos de inclusão, como a interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Além disso, permitem o acesso a uma pluralidade de interpretações que estimulam a construção pessoal, crítica e mobilizável da aprendizagem e do conhecimento. Estas características dos RED, aliadas a uma maior abertura da cultura pedagógica do contexto educativo, são aspetos que podem contribuir para a mudança de paradigma no sentido de uma aprendizagem mais autónoma e centrada no aluno e na tarefa.

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