Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 190 «O tipo de trabalho mais autónomo devia ser interdisciplinar» / «fazer pesquisa…já vão fazendo e já têm a noção que têm de consultar fontes (…)» / «Há competências que se desenvolvem sobretudo em trabalho de projeto, em DACs, nas nossas aulas, mesmo individualmente, nós podemos promover… o próprio trabalho de grupo, em que têm de pesquisar também já promove essas competências» / «Os programas têm uma extensão… pensando por exemplo, na gramática, vai-se a pormenores de conceitos… importaria era eles perceberem a aplicação… Aprender aqueles conceitos todos… pode treinar a memória, mas não lhes faz sentido.» Reconhecem, também, que os recursos utilizados na testagem apresentam mecanismos que podem potenciar uma aprendizagem significativa e interdisciplinar: «Aquela parte que tem as perguntinhas são muito boas» (referindo-se à secção «Reflete») / «resulta muito bem… a parte de ter uma ponte e uma ligação para fechar» / «algumas [propostas dos recursos] fazem a ponte até com o nosso tempo e nós queremos alunos com sentido crítico.» / «Era um ótimo processo de aprendizagem, mas aí tinha de ser mesmo com a colaboração do professor de TIC.» (em relação ao desafio de serem os alunos a construírem recursos). C - Importância do feedback e da autoavaliação Relativamente a momentos de feedback e autoavaliação, previstos em vários dos recursos utilizados, as professoras valorizam essas práticas e a necessidade de serem trabalhadas explicitamente: «Eu era cética, porque eu não sabia o que era isto da autoavaliação para eles, mas é a melhor coisa que existe. É muito uma questão de consciência.» / «Para alunos que já se posicionam num determinado nível, que já têm boas competências de leitura, mas esses aí se calhar não precisam tanto… Outros mais fraquinhos… é bom que eles ganhem essa competência… pois tem de ser treinada em aula…» Porém, apontam dois constrangimentos: ▪ muitos alunos não têm essas rotinas e essas competências desenvolvidas: «Motivam-se, entram na competição, mas no que toca a explorar informação adicional, verificar o porquê de estar correta ou errada uma resposta aí já duvido que o façam com tanta

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