Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 19 o Oceano quando completa a escolaridade obrigatória, para que seja possível desenvolver uma sociedade letrada no Oceano (NOAA, 2020). A Escola Azul, um programa educativo da Direção-Geral de Políticas do Mar, considera que “uma pessoa literada no Oceano consegue compreender a importância do Oceano para o Homem, comunicar sobre o Oceano de forma consciente e informada e agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul” (Escola Azul, 2017). De acordo com Costa, R. et al (2020), a essência da literacia do Oceano consiste em compreender que todos temos responsabilidades individuais e coletivas para com o Oceano. Pelo exposto, torna-se claro o papel que a escola deve desempenhar no desenvolvimento da literacia do Oceano e na promoção de atitudes que conduzam ao uso sustentável dos recursos marinhos. O projeto “Em Defesa do Oceano”, dinamizado pela equipa do #EEC@, nasceu com esse intuito, aproveitando as potencialidades desta plataforma educativa para assim atingir o seu público-alvo. As plataformas educativas digitais, como é o caso do #EEC@, constituem uma forma de utilizar a tecnologia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser utilizadas pelos educadores para apoiar as suas práticas didáticas e pelos alunos na promoção da sua aprendizagem. Vários estudos realçamo potencial dos ambientes educativos em que se recorre à tecnologia, para promover a aquisição da autonomia e o desenvolvimento de competências de planeamento, execução e avaliação da aprendizagem, principalmente dos que têm ferramentas que possibilitam a aprendizagem autónoma (Oliveira, 2018). Para este fim, adotou-se como ferramenta principal de promoção da literacia do Oceano o webinário, que é “um seminário ou apresentação com fins didáticos realizado pela internet para um grupo de pessoas, geralmente com interação” (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, s.d.). Os webinários podem ser usados na educação, de forma síncrona ou assíncrona, para diversos fins, como palestras, aulas, discussões em grupo, apresentação de projetos, entre outros. O projeto Em Defesa do Oceano, contempla também uma proposta de atividade de discussão com base na estratégia de role play, ou jogo de interpretação de papeis. Ladouse (1987) define role play como uma atividade em que o aluno desempenha um papel numa situação específica. Algumas das principais vantagens de usar webinários incluem a facilidade de acesso, o custo acessível, a comunicação síncrona, a interação online, a disseminação de informação em tempo real, o feedback

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