Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 189 Valorações dos professores em relação à aprendizagem com RED (dados de entrevista) A - Desenvolvimento da Autonomia Na perspetiva das professoras, há ainda muito trabalho a fazer no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia dos alunos e reconhecem a importância do ensino explícito no desenvolvimento dessa competência: «Eles estão habituados a que sempre que haja algum trabalho, temos de dizer tudo o que é para fazer.» / «… ou leem na vertical ou sabem que há alguém que pode ajudar a ler e então é mais fácil.» / «Não têm esse trabalho autónomo: querem o peixe, a cana e ainda querem a seguir o resto.» / «(…) passam por cima do processo – leio, respondo, verifico – é logo respondo.» / «Falta perceberem que sem as nossas indicações também podem trabalhar.» / «Eu tento, pontualmente, fazer algum trabalho, agora se a nossa estrutura de escola está preparada para isso, não está.» / «(…) extensão do programa de 9.º ano dificulta muito esse tipo de trabalho porque gasta muito tempo… seria interessante irmos apoiando mesmo esse trabalho na escola (…)» Neste contexto, de desenvolvimento da autonomia dos alunos, as professoras reconhecem o poder dos RED testados durante a experiência, destacando aspetos como: «(…) torna-os mais autónomos na interpretação» (em relação aos vídeos interativos, com animação e leitura expressiva das cenas e glossário) / «(…) mas os recursos vão um bocadinho por aí… como é quase um caminho que eles têm de seguir, têm de perceber que há uma sequência.» / «dependendo também das capacidades que eles [alunos] já têm, se eles já ganharam algumas capacidades, mas claro que podem desenvolvê-las utilizando-os» / e «prestam-se muito a um trabalho autónomo de um miúdo que queira realmente aprender porque vai encontrar informação suplementar que lhe permite consolidar aquilo que já aprendeu.» B - Aprendizagens significativas e integradas Nas entrevistas foi possível recolher evidências de que as professoras concebem a aprendizagem enquanto processo que deverá ter em conta a integração e contextualização dos saberes de forma significativa para os alunos:
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==